Atendimento clínico individual
Aqui explico um pouco sobre o atendimento clínico individual e a abordagem utilizada para os atendimentos
O que é a Psicanálise?
A Psicanálise é uma teoria e um método de tratamento, criado por Sigmund Freud (1856-1939). Freud elaborou a primeira teoria do desenvolvimento psicossexual da Psicanálise, que concebe o ser humano dotado de um aparelho psíquico (id, ego, superego), bem como uma energia (libido), que circula e se manifesta através de forças psíquicas (pulsões), a fim de que pudesse explicitar o funcionamento do psiquismo. Freud irá dizer que não somos regidos apenas pelo pensamento racional, mas que existe uma outra instância que atua em nós: eis o inconsciente.
Jacques Lacan (1901-1981) foi um médico psiquiatra e psicanalista, um dos precursores de Freud. Partindo da teoria freudiana, Lacan define o inconsciente como um "saber não sabido", ou seja, algo que opera efeitos em nossas vidas, ainda que não tenhamos consciência disso. Nesse sentido, uma análise é a construção sobre esse saber, o saber inconsciente. Para dar um exemplo, perguntas como "Por que faço o que faço?", "Por que amo quem amo?", "Por que odeio quem odeio?" passam a ser investigadas a partir desse pressuposto: a existência do inconsciente: isso que fala em nós, que já está inscrito em nossa história antes mesmo de chegarmos ao mundo.
O que é a terapia, ou análise?
"Terapia" é uma palavra que utilizamos para descrever um atendimento com uma profissional da psicologia (psicóloga), e "análise" para falar sobre um atendimento com uma psicanalista, mas essa diferença só interessa às psicólogas e psicanalistas. Aqui vou tratar as duas como sinônimos, mas vou me utilizar do nome "análise" para me referir ao atendimento clínico individual.
Quando procuramos um(a) médico(a), queremos ajuda para tratar algum sintoma em nosso corpo, uma dor de cabeça ou dor de estômago, por exemplo. Queremos entender porque temos tais dores, o que está causando essas dores e como curá-las. Em uma análise, vamos contar a nossa história, nossa trajetória, falar do que nos faz sofrer. A psicanalista irá nos ajudar a compreender porque sofremos de uma determinada forma, com determinadas situações, etc. Uma análise pode nos levar a compreender porque fazemos as coisas que fazemos do jeito que fazemos. A partir da possibilidade de escutar e acolher nossa história, uma análise pode transformar a nossa relação com certos aspectos de nossas vidas que nos trazem sofrimento(s), trazendo para a nossa vida um pouco de leveza e alegria (por que não?).
Uma análise pode nos ajudar a acolher as próprias contradições, as coisas que "não conseguimos explicar" porque sentimos, sem julgamentos morais. A Psicanálise se interessa pelas palavras que trocamos "sem querer" (os famosos atos falhos), porque nesses lapsos, esquecimentos ou coisas que não sabemos explicar, podem estar indicados os caminhos desse saber não sabido, do inconsciente. Por isso a psicanálise ficou tão conhecida como "a cura pela fala", postulada por Freud: porque se trata de falar, mas um falar para alguém com uma escuta especializada, e não um "falar com as paredes". Numa análise, falamos para e com um outro (analista), que está capacitado para escutar e intervir de uma determinada forma.
Em uma análise, falamos para que seja possível editar e reescrever a nossa história - que não é apenas individual: mas uma história construída com várias outras pessoas, em determinados contextos sociais, políticos, históricos, etc.
"Quanto tempo dura o tratamento?"
Não é possível especificar quanto tempo irá durar o tratamento. A frequência das sessões costuma ser semanal, e a duração das sessões costuma ser de 50 minutos, podendo ser um pouco menos ou um pouco mais. O caminho a ser percorrido ou o "ritmo do passo" varia e é diferente para cada pessoa. Por isso, é preciso, além de confiar na(o) profissional que irá conduzir o tratamento, buscar alguém que tenha conhecimento sobre o tema.
Convido-lhes a conhecer meu trabalho.
Sejam bem vindes!
“O psicanalista tem mais de tradutor do que de intérprete. Não porque ele decodificaria a linguagem críptica do inconsciente, mas antes pela sua função de conduzir um outro através das línguas que habitam nele, saiba ele disso, ou não. Um tradutor é aquele que te conduz de uma língua a Outra”
Ricardo Goldenberg
O que é o atendimento online e como funciona?
O Conselho Federal de Psicologia divulgou em maio de 2018 uma nova resolução ampliando a possibilidade de oferta de serviços psicológicos por meio de tecnologias de comunicação.
Para realizar atendimentos online, é preciso possuir, além do registro ativo junto ao Conselho Regional de Psicologia, cadastro no site e-Psi. É possível buscar no site do Conselho Federal de Psicologia profissionais autorizados à prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologia digitais da informação e comunicação (TDICs). Para consultar basta ir até o site do e-Psi e pesquisar o nome da(o) profissional: Cadastro e-Psi - Psicólogas(os) cadastradas(os) para Atendimento on-line (cfp.org.br)
Meus atendimentos online são realizados via Google meet ou videochamada do WhatsApp, utilizando a internet. Os atendimentos são seguros, protegidos e sigilosos. Indico para que você também encontre um ambiente em que seja possível falar sem ser interrompida(o) ou escutada(o) por outras pessoas e com acesso a internet.
Se percebe e sente que este é o momento para iniciar seu tratamento psicológico, agende uma sessão com tranquilidade e segurança de que será acolhida(o) e escutada(o) com cuidado e ética. Se tiver alguma dúvida, entre em contato.